A pintura é um dos pontos mais importantes na finalização da obra. As cores usadas vão deixar o imóvel com a cara dos seus habitantes. Mas além da escolha das cores para a pintura interna e externa, é necessário também escolher quais materiais serão utilizados.
As tintas convencionais ao mesmo tempo em que podem ser armazenadas por mais tempo, possuem solventes, metais pesados e outros elementos que prejudicam a atmosfera, dificultam o descarte, pois podem poluir o solo e cursos d’água além de causar reações alérgicas, especialmente em crianças.
As tintas ecológicas são usadas há pelo menos 30 mil anos, sendo intimamente ligadas com a história da humanidade. Visando preservar o meio ambiente, as tintas ecológicas estão ressurgindo como uma opção sustentável às tintas tradicionais.
O que é tinta ecológica?
As tintas sustentáveis usam elementos naturais ou com baixo poder de agressão a natureza, como água, argila, amido de milho e cola. A cor também é obtida de itens da natureza como flores e frutas. Você pode comprar ou fazer sua própria tinta em casa.
Em 2004, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o professor Anôr Fiorini de Carvalho fundou o projeto Cores da Terra, visando resgatar e aperfeiçoar os processos de produção de tintas naturais. Neste artigo, vamos compartilhar a receita deste grupo de pesquisa para a produção deste material sustentável.
Como fazer tinta ecológica?
Ingredientes
- Uma lata de tinta vazia de 3,6 litros.
- 10 litros de água.
- 1 Kg de cola branca ou cola de polvilho.
- 6 Kg a 8 Kg de terra argilosa.
- Pigmentos naturais.
Modo de preparo
O modo de preparo é relativamente simples. Veja também o vídeo abaixo:
- Misture a terra e a água até obter uma mistura homogênea.
- Passe a mistura em uma peneira fina.
- Adicione a cola aos poucos, enquanto mexe a mistura.
- Caso queira uma tinta mais fina, peneire novamente.
- Adicione o pigmento escolhido e misture até obter a cor desejada.
- Teste a tonalidade em um pedaço de papel, ou pinte uma pequena área onde a tinta será usada.
Como obter a cor desejada?
Para colorir a tinta, você pode usar areia, aproveitar as cores do solo escolhido para a fabricação da base ou ervas naturais, confira algumas sugestões abaixo.
- Açafrão = laranja
- Mostarda = amarelo
- Espirulina = verde escuro
- Beterraba = vermelho
- Carvão ativado = preto
- Fruto de boldo = roxo
- Abacate = Verde
- Hibisco = Rosa/Magenta
Vantagens da tinta sustentável
Além de não agredir o meio ambiente e não oferecer riscos a saúde, este método de produção é muito econômico. Uma lata de tinta cobre até 90 metros quadrados, custando 70% menos que as tintas comuns.
Devido às propriedades dos materiais usados as tintas ecológicas também diminuem a incidência de mofo e fungos, pois a parede consegue “respirar“ após a pintura.
Materiais de construção sustentáveis geralmente aliam o melhor dos dois mundos: Custo acessível e baixo impacto ao meio ambiente. Confira aqui outros materiais que você pode usar em sua obra hoje mesmo.