Concreto Reciclado

Conheça as vantagens do concreto reciclado

A indústria da construção civil, ainda que necessária para o desenvolvimento da sociedade é uma das atividades mais prejudiciais ao meio ambiente, sendo responsável por boa parte da extração de recursos naturais finitos como pedras, água e areia, afetando ecossistemas e poluindo o ambiente. O setor também é responsável por cerca de 50% dos resíduos sólidos urbanos, chegando a 75% em algumas cidades.

A construção sustentável busca minimizar o impacto da construção no meio ambiente em todo o seu ciclo de vida, incluindo a diminuição e correto descarte dos resíduos gerados durante a obra.

Diversos resíduos possuem um alto potencial de reutilização na indústria, e um deles é o concreto que pode ser reciclado mesmo após endurecido. O concreto reciclado pode ser inclusive mais interessante do ponto de vista econômico que o concreto tradicional.

 

Como é obtido o concreto reciclado?

Estima-se que 10% dos materiais utilizados na obra sejam desperdiçados por mau uso, erros de cálculo e transporte. Um destes elementos é o concreto fresco. É possível reciclar as sobras que não foram utilizadas na obra, assim como o lastro, o concreto que fica preso na parte de dentro da betoneira. Existem duas formas de reciclar este resíduo.

  • Adição de aditivo estabilizador, que reduz a velocidade de hidratação do concreto. Este processo mantém o concreto fresco por mais tempo, permitindo que o mesmo seja adicionado a uma nova mistura a ser usada em seguida. Este procedimento geralmente é adotado por concreteiras especializadas.
  • Reciclagem por lavagem de alta pressão, que consiste em lavar o concreto usando água em alta pressão, separando o cimento do agregado graúdo (brita). Este agregado pode ser usado novamente prejuízos a qualidade da mistura.

 

Com exceção dos concretos especiais, como os pigmentados que vão manter sua cor e outras propriedades na nova mistura praticamente todos os tipos de concreto podem ser reciclados.

 

Como é reciclado o concreto endurecido?

O processo varia pouco conforme o tamanho dos resíduos e do canteiro de obras. Em canteiros de obras maiores, como obras de infraestrutura, é possível realizar todo o processo no local, reduzindo os gases geradores pelo transporte.  O agregado obtido é conhecido como agregado reciclado, especificado pela norma NBR 15116 da ABNT.

 

Preparação inicial

A preparação consiste em quebrar os blocos de concreto usando britadeiras, bolas de demolição ou explosivos, de forma que os pedaços tenham menos de 1,20m de diâmetro. Após isto, são removidos os resíduos de outros materiais, como madeira, vidro, dentre outros.

Trituração

Britadores de impacto ou mandíbulas projetados especificamente para a função trituram o material até obter o agregado reciclado.

Reuso

O agregado reciclado de concreto é misturado aos itens já tradicionais na produção do concreto (água, cimento e brita) para produção de concreto fresco.

 

Onde é possível aplicar o concreto reciclado?

Segundo o engenheiro Luiz de Brito Prado Vieira, consultor especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Votorantim Cimentos, o concreto reciclado pode ser aplicado em quaisquer aplicações onde já é usado o concreto tradicional. “Fizemos um trabalho com a Universidade de São Paulo para uso em pavimento e, cada vez mais, o concreto reciclado é utilizado para a execução de elementos estruturais de 30 até 40 MPa. Basta ter tecnologia”, conta o engenheiro.

Atualmente, a norma que regula o concreto está sendo revista, e no momento prevê o seu uso em elementos não estruturais, como nivelamento e pavimentação.

O agregado também é comumente usado para preenchimento de áreas de mineração depois de concluída a extração na área.

 

Quais são as vantagens?

Do ponto de vista ambiental, a reciclagem do concreto resolve dois problemas. Produção e transporte de matéria-prima e redução de entulho, que apesar de geralmente serem inertes, não causando dano direto ao solo, ocupam áreas consideráveis, que podem se tornar locais de moradia de animais peçonhentos ou que transmitem doenças para os seres humanos. Além disso, a área ocupada pode ser remanejada para outros fins, como o uso para o mercado imobiliário ou reflorestamento, agregando valor à área ocupada.

Do ponto de vista técnico, o concreto reciclado possui características de durabilidade semelhantes ao concreto tradicional.

 

Uma quantidade gigantesca de entulho é gerada todos os anos. Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON, em torno de 33 milhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados todos os anos no Brasil, e estes números podem ser conservadores.

Reaproveite e recicle sempre que possível. A Ecotap fornece tapumes ecológicos de obra, com alta durabilidade. Confira as vantagens do tapume ecológico neste artigo.

Confira também nosso artigo sobre outros tipos de materiais de construção sustentáveis, e veja como construir com baixo impacto ao meio ambiente.

 

 

 

Fontes:

https://abrecon.org.br/

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=434

https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/voce-sabe-como-e-realizada-reciclagem-concreto/

https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/concreto-pode-ser-reciclado-e-reaproveitado/

https://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/novo-desafio-para-sustentabilidade-o-concreto-reciclado/

https://cimento.org/concreto-reciclado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *