Construção com containers. Quais são as vantagens?

Neste post, vamos falar um pouco das vantagens da construção em container, quais cuidados devem ser tomados em uma obra como essa e o que pode ser feito para aproveitar sua estética diferenciada sem abrir mão do conforto. Acompanhe!

Os containers são uma tendência inovadora na arquitetura e já é comum ver diversos locais usando a estrutura desses módulos navais como base para a construção. A obra fica rápida, sustentável e com uma inspiração industrial que deixa o ambiente com um charme a mais.

 

Como surgiu essa tendência?

A ideia de transformar containers em construções teve início no começo dos 1990, na Inglaterra. Alguns arquitetos viram módulos abandonados em docas ou perto de estações de trem e pensaram em novas formas de utilizá-los depois de não servirem mais ao transporte de cargas, visto que apesar de terem um vida útil de mais de 100 anos, são aposentados de sua função original em no máximo 8 anos.

 

Quais as vantagens da construção com containers?

OBRA RÁPIDA E LIMPA

Uma construção de alvenaria normalmente produz muita sujeira ao levantar os muros, fazer as massas e assentar revestimentos. A construção com containers segue os princípios da construção sustentável, e já vem pronto para uso, com o acabamento sendo feito com drywall ou steel frame. Isso significa que as peças só precisam ser instaladas, deixando o mínimo de resíduos a serem manejados no canteiro de obras e um fluxo de construção muito mais ágil.

Se uma construção em alvenaria demora quase um ano para ficar pronta, o mesmo espaço feito em containers pode ser entregue em três meses.

 

MENOR IMPACTO AMBIENTAL

Além de desocupar um espaço enorme em depósitos (onde provavelmente ficariam parados até enferrujar), a reutilização de containers diminui o uso de areia e cimento nas edificações. A produção desses materiais consome recursos naturais, libera gases de efeito estufa e prejudica o ambiente de onde foi extraída sua matéria prima. Por isso, evitar sua aplicação ajuda a reduzir o impacto ambiental da obra.

Esse método também resulta em menos entulho de obra e, portanto, um volume menor de lixo despejado nas grandes cidades — onde quase 60% dos resíduos produzidos vêm da construção civil. Sua modularidade permite que a obra seja adaptada para outros fins, com custos menores para em reformas.

 

A TERRAPLANAGEM E A FUNDAÇÃO SÃO RÁPIDAS E BARATAS

A terraplanagem não exige grandes movimentações de terra, por isso é rápida e econômica. Já a fundação não precisa ser feita da forma tradicional: os containers são apenas apoiados em quatro pontos estruturais nos cantos e mais dois no meio, chamados de sapatas, para que tenham firmeza no solo.

Esses pontos estruturais são bases de concreto de 30 cm × 30 cm, o que permite que 85% do solo permaneça permeável, evitando o acúmulo de água das chuvas e o risco de enchentes ou alagamentos.

Trabalhando de maneira sustentável, o projeto também possibilita a implantação de um sistema de coleta de água.

 

MOBILIDADE

Como o container só precisa de um apoio de quatro pontas, ele pode ser removido e levado para outros lugares, permitindo a construção de restaurantes ou lojas itinerantes. Obras feitas com vários módulos são flexíveis, possibilitando montagens em diferentes combinações.

Os containers podem ser empilhados em até sete andares e, para fazer a conjugação entre uma peça e outra, eles são cortados e reforçados com steel frame. Assim, não há nenhum prejuízo em relação à estrutura.

 

BAIXO CUSTO

O uso de container na construção civil pode gerar uma economia de até 20% quando comparado com uma obra em alvenaria. A rapidez na finalização da obra também diminui o tempo necessário para o retorno sobre o investimento.

QUAIS CUIDADOS DEVO TER?

Nem sempre os usuários se sentirão confortáveis em uma construção usando containers. É importante certificar-se que o espaço é adequado às necessidades dos moradores.

 

CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO

O aço é um excelente condutor de calor. Esta característica é ótima para certos fins, mas não é desejável na construção civil. No início da obra, é importante definir onde o container vai ficar. Escolha um local que não receba luz solar diretamente sempre que possível.

É preciso também pensar na ventilação e em formas de refrescar o ambiente. Telhados verdes são uma boa opção para diminuir o calor de forma natural.

Além disso, é preciso providenciar um bom isolamento acústico, a fim de evitar o eco e o barulho metálico toda vez que alguma coisa atingir as paredes. O isolamento é colocado entre a estrutura de aço dos containers e o revestimento escolhido. No vão entre eles, também são adicionadas as instalações elétricas e hidráulicas.

Planejar os revestimentos, o isolamento térmico e acústico é fundamental para que o projeto não saia do orçamento e ofereça conforto aos usuários.

 

TRATAMENTO DO CONTAINER

Para ser utilizado na arquitetura, o container precisa ser tratado, de forma a eliminar materiais tóxicos deixados pelas tintas que revestem o aço ou pelas cargas que ele transportava.

 

MÃO DE OBRA

É preciso contratar mão de obra especializada para operar os guindastes e fazer os cortes de portas e janelas, além dos encaixes de um módulo no outro. Qualquer corte modifica a estrutura do container e, por isso, as paredes devem ser reforçadas com steel frame e até colunas ou vigas, dependendo do caso.

 

E então, gostou das nossas dicas sobre construção em container? Confira nossa galeria com construções interessantes usando esse método.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *